A montagem de uma rede de ar comprimido já foi vista como um processo trabalhoso e demorado, que requeria intensa mão-de-obra e equipamentos especiais. Mas essa imagem tem ficado no passado desde que as tubulações de alumínio chegaram ao mercado. Além de sua natureza antioxidante, imune à vazamentos, o material também é extremamente leve, o que facilita o seu manuseio. Quem já teve de lidar com a instalação de uma rede de distribuição de fluidos em aço, por exemplo, sabe que essa característica faz toda a diferença.

Para se ter uma ideia, uma barra de aço com diâmetro de 6 polegadas pesa, em média, 140 kg. Elevar essa barra à uma determinada altura é uma tarefa que exige o auxílio de máquinas específicas e mão-de-obra específica. E essa é só uma parte do trabalho de instalação da rede, que também demanda ferramentas de grande porte para se fazer o corte/rosca do material, a solda e o acoplamento.

Uma barra de alumínio com as mesmas dimensões pesa cerca de 28 kg e, por ser cinco vezes mais leve do que o aço, dispensa os equipamentos citados acima na instalação da rede. Toda parte da montagem é feita manualmente e as ferramentas utilizadas durante o processo são mais simples e baratas. Se uma rede de aço leva, em média, 30 dias para ser instalada, a de alumínio fica pronta em 10 dias.

Quanto mais rápido a rede ficar pronta, maior será a economia com despesas relacionadas à mão-de-obra contratada para a execução do serviço. Além das horas trabalhadas, é comum as empresas arcarem com a alimentação e, muitas vezes, a hospedagem dos técnicos, por exemplo. E se a rede de ar estiver sendo substituída por uma de alumínio, a produção não vai ficar parada muito tempo.

Fonte: www.eficienciaenergetica.atlascopco.com.br