Compressores de ar são equipamentos bastante versáteis e necessários para diversos tipos de profissionais. Os equipamentos do tipo pistão são os modelos mais comuns para uso doméstico e trabalhar bem para muitas aplicações ao redor da casa ou oficina.

Um equipamento movido à gasolina ou eletricidade aciona um pistão que força o ar para um tanque de armazenamento. com isso, a pressão do ar aumenta. Uma vez que a pressão atinge um nível especificado, o compressor para de correr e libera este ar. O movimento é repetido várias vezes.

Compressores de dois estágios tem dois pistões. O primeiro comprime o ar e empurra-o através de uma válvula de retenção para o segundo êmbolo, a qual comprime-a e distribui para o tanque. Estes compressores são geralmente mais pesados, e voltados para o mercado profissional, já que podem proporcionar um maior volume de pressão de ar ou PSI ( Poundsper inch ou Polegadas por os modelos comerciais que podem proporcionar um maior volume de ar em libras níveis mais elevados por polegada quadrada (PSI). Eles são boas opções para uso contínuo em lojas ou para poder múltiplas ferramentas de uma só vez.

TIPOS DE COMPRESSORES DE AR
ESTÁTICO
Compressores de ar estacionários são grandes dispositivos concebidos para ficarem posicionados em uma loja ou garagem. Estes são modelos de alta potência com grandes tanques de armazenamento que permitem longos períodos de uso ininterrupto. Eles têm tipicamente um desenho vertical que reduz a quantidade de espaço de que necessitam.

PORTÁTEIS
Compressores de ar portáteis têm tanques menores de armazenamento e usualmente possuem alças ou rodas que permitem movimentá-los facilmente entre diversas áreas de trabalho. Eles são mais compactos do que os modelos estacionários e vêm em vários estilos:

O primeiro dos modelos, possui armazenamento redondo e liso montado na parte inferior do equipamento. Ele também é chamado de compressor horizontal, e possuí mais estabilidade, bem como ocupa menos espaço.

Existem os modelos que possuem um design horizontal cilíndrico de único tanque e de dois tanques, que acrescentam capacidade de ar. Eles são bastante comuns.

Compressores carrinho de mão normalmente seguem o design de um modelo horizontal com a adição de rodas e alças para fácil mobilidade.

Compressores de ar portáteis são bons para aplicações rápidas leves, como aerografia e ligar a maioria dos tipos de pistolas de pregos.

COMPRESSORES DE AR ELÉTRICOS
Compressores elétricos são os modelos mais comuns no mercado atualmente. Eles normalmente trabalham com equipamentos na horizontal e exigem menos manutenção do que os modelos movidos a gasolina. Eles também são mais silenciosos e trabalham em qualquer área seca com onde exista energia elétrica para alimentação do equipamento.

Compressores elétricos são adequados para trabalhar em ambientes fechados. Muitos compressores de uso doméstico funcionam em corrente doméstica de 120 volts, mas os modelos maiores podem ter necessidades diferentes.

Um compressor elétrico portátil requer um cabo de extensão apropriado, o que limita a mobilidade. Siga as especificações do fabricante para os cabos de extensão e consulte os conselhos de segurança que acompanham o equipamento.

Compressores de ar movidos a gasolina são uma boa opção para áreas de trabalho ao ar livre onde a eletricidade é limitada ou indisponível. Eles normalmente têm mais potência do que os modelos elétricos, para que eles possam gerar maior PSI.

COMO ESCOLHER O MELHOR MODELO PARA VOCÊ?

Para escolher um bom modelo de compressor é necessário que você responda algumas perguntas:

1) O QUE É O MÁXIMO NECESSÁRIO DE PCM?
Normalmente, para definir qual é a sua necessidade de Pés Cúbicos por Minuto, deve-se checar todas as ferramentas que irá utilizar ( temos uma lista logo abaixo) e adicionar 30% em cima da ferramenta que mais necessita de potência. Se você precisa utilizar 2 ferramentas ao mesmo tempo, neste caso, você precisará somar a necessidade de cada uma delas.

Ferramentas menores geralmente exigem entre 0-5 PCM, enquanto as ferramentas maiores podem exigir 10 ou mais PCM. Como você pode ver, um equipamento com 20pés³/m é capaz de atender com folga qualquer uma das ferramentas sozinhas. Equipamentos de 10pés³/m já são capazes de atender grande parte dos equipamentos.

Insufladores são as menores compressores existentes.Um insuflador não tem um tanque de armazenamento, de modo que o motor deve funcionar continuamente para fornecer ar. Este tipo de compressor pode inflar pequenos carros alegóricos, pneus e equipamentos esportivos.

2) QUAL É A PRESSÃO MÁXIMA NECESSÁRIA?
A Pressão máxima de um equipamento é normalmente determinada em PSI, ou também chamado de Libras por Polegadas Quadrado em português. Você também irá encontrar a seguinte forma de demonstração: lbf/pol². Ferramentas comuns necessitam entre 90 e 120 PSI.

Dependendo do equipamento que você precisa utilizar ou até mesmo do número de equipamentos que devem ser utilizados juntos, isso pode determinar se você irá precisar de um equipamento de compressor único ou de compressor duplo. Compressores únicos normalmente vão até 100psi, enquanto equipamentos maiores possuem compressores duplos.

3) A MÁQUINA PRECISA SER PORTÁTIL OU FIXA?
Determinar o seu compressor necessita ser movido por todo o seu lugar de trabalho, para diversos locais ou ficar parado é outra escolha importante. Isso vai ajudar a determinar outros fatores, como tamanho e peso do equipamento.

Pressões e volumes mais elevados vão exigir que a unidade seja maior em tamanho e mais pesada, dificultando sua movimentação.

4) MOTOR ELÉTRICO OU À GASOLINA?
O principal fator que determina o tipo de arranque para um compressor de ar é entender em que ambiente ele estará localizado/ será necessário.

Se houver sempre energia elétrica disponível, então o sistema de acionamento deve ser um motor elétrico, uma vez que são mais baratos na hora da compra e na hora da manutenção.

Se a energia elétrica nem sempre está disponível, os equipamentos são a melhor opção.

5) TAMANHO DO TANQUE
O tamanho do reservatório do compressor é geralmente medido em litros, e deve ser determinado seguindo o seu uso geral. Se as suas principais ferramentas utilizam rajadas curtas como um arma de grampos, você precisará de um tanque pequeno entre 8 e 25 litros deve bastar. Para equipamentos que precisam de longos períodos de sustentação, como lixadeiras e furadeiras, opte por equipamentos com maior tanque.

OUTRAS CARACTERÍSTICAS IMPORTANTES

Proteção térmica para o motor colabora para evitar danos de sobrecargas.
Escape ajustável permite que você ajuste a saída do equipamento para longe do seu local de trabalho, se necessário. escape dirigir longe de sua área de trabalho.
Vários acopladores permitem que você realize tarefas diferentes sem ter de ficar conectando e desconectando ferramentas.
Acessórios incluídos e ferramentas – como mangueiras, pistolas e armas de sopro – agregar valor ao seu investimento.Note que nem todos os compressores vêm com mangueiras de ar.

Vale a pena notar que o preço de um compressor não pode basear-se unicamente no preço de compra da frente da unidade. O preço de qualquer item deve basear-se no custo total por um longo período de tempo ou a duração da unidade. Unidades baratas são projetados para serem descartáveis, como isqueiros.